top of page

Nossa Embarcação

Conheça o INCT da Biodiversidade da Amazônia Azul.

Apresentação

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Biodiversidade da Amazônia Azul (INCT da Biodiversidade da Amazônia Azul) iniciou suas atividades em 2023 sob coordenação dos professores Eduardo Resende Secchi (Universidade Federal do Rio Grande, FURG) e Beatrice Padovani Ferreira (Universidade Federal de Pernambuco, UFPE).

 

A equipe deste INCT trabalha na investigação da diversidade biológica da Amazônia Azul, de maneira integrada e multidisciplinar. Esse trabalho é importante, pois o oceano e seus ecossistemas abarcam uma imensa biodiversidade não completamente mapeada, quantificada e sustentavelmente explorada.

 

Com o avanço das mudanças climáticas, é necessário um grande empenho para entender as interações da biodiversidade com o ambiente. Os estudos permitirão compreender os efeitos dessas mudanças, os impactos dos seres humanos no oceano e produzir estratégias para a  conservação da vida marinha e seu potencial biotecnológico. Além disso, um  banco de dados inédito será construído, permitindo  avanços sobre a biodiversidade da Amazônia Azul.


Para saber mais sobre o INCT da Biodiversidade da Amazônia Azul, acesse o Sumário Executivo nas versões em português e em inglês:

Sobre a Amazônia Azul

A criação do termo “Amazônia Azul” foi inspirada na Amazônia, famosa por sua biodiversidade e a maior floresta tropical do mundo, localizada no norte e noroeste do Brasil e também parte de outros países da América do Sul. O termo foi registrado pela Marinha do Brasil, em 2011, com o objetivo principal de despertar a curiosidade pelo mar. 

 

A Amazônia Azul é uma área do Oceano Atlântico, a qual abrange os 8,5 mil km da costa brasileira. Ela é a soma de toda a zona econômica exclusiva (ZEE),  com 3,6 milhões de km², e a extensão da plataforma continental, que tem mais de 2 milhões de km². Isso totaliza 5,7 milhões de km². Esse espaço marinho equivale à metade do território terrestre brasileiro, com dimensão e biodiversidade semelhantes àquelas da Amazônia Verde.

bottom of page